Trilha Mata Atlântica e Pedra Grande

Com a ajuda da Sara (wwoofer Estados Unidos) e do Alberto (wwoofer Poto Rico) inicianos a demarcação das Trilhas da Fazenda Santo Antônio da Água Limpa. A Primeira area da fazenda que mapeamos foram as trilhas proximas da Reserva original de Mata Atlântica. Nestas trilhas existem vários atrativos naturais e paisagisticos. Venham conferir pessoalmente as maravilhas da natureza e sentir as energias positivas destas arvores exuberantes.

1-) Cachoeira – Trilha fácil, 780 metros da sede. A cachoeira foi construída em 1890, canalizando a água para girar a roda de água e para despolpar o café.  Foram construídos dois muros de pedra no estilo canjica, utilizado uma composição de pedras grandes calafetadas com pedras lascadas, proporcionando uma perfeita vedação. A engenharia utilizada para regular o fluxo da água permite controlar a intensidade do banho de cachoeira.

2-) Lagoa da Mata— Trilha Fácil, 1030 metros da sede. Nesta região não são peculiares lagoas naturais, esta lagoa da mata foi originada pela construção da barragem de água para gerar energia, a qual também originou outras duas lagoas dentro da mata. As Lagoas trouxeram varias historias para a Fazenda Santo Antônio da Água Limpa.

3-) Jequitibá vermelho – Cariniana legalis –  Trilha moderada 1900 metros da sede. Esta arvore é um símbolo da nossa região por ser uma das arvores clímax das nossas florestas e estar presente em varias construções. Se destaca dentro das matas pela sua copa exuberante ocupando o dossel da floresta e seu caule espesso e retilíneo.

4-) Figueira branca (gameleira) –Ficus guaranitica  – Trilha moderada 2270 metros da sede. Conhecida como arvore da fartura pela sua exuberância e também pela quantidade de frutos que proporciona aos animais. Destaca-se pelo seu tronco irregular e suas raízes salientes. Devido as irregularidades das raízes e caule a madeira é utilizada para confecção de gamelas e esculturas.

5-) Pedra Grande – Trilha moderada 2800 metros da sede. Afloramento  de aproximadamente 3000 m2 do embasamento geológico, o  que proporciona um clima adverso  a nossa região, proporcionando um habitat para espécies não regionais como  saborosa, oro-pro-noblis de espinho, gravata, begônias,  “marzipan” e um magnifico aglomerado de paineiras. Quando visitando este lugar singular explorem os sons da natureza tentando descobrir os “ocos” da pedra grande.

6-) Mirante Igarai –  Trilha moderada 3770 metros da sede. Ponto mais alto da Fazenda Santo Antônio da Agua Limpa, de onde se pode observar uma exuberante paisagem do sul de minas, serras e mais serras, e no vale ao leste pode visualizar Igarai (canoa pequena) o nosso distrito que temos muito orgulho de pertencer.
Para maiores informacoes favor entrar em contato com Malu – 19 3695-4107 ou malushama@gmail.com

Agradecimentos especiais para Sara e Alberto.

 

Advertisements