Abacateiro saiba que na refazenda Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar

abacate

Nativo da America Latina o abacate é simbolo do outono, com suas propriedades super nutritivas preparavam os nativos para o inverno, seu nome vem do idioma asteco é ‘ahuacatl’ – que tem o sentido de ‘testículo’, semelhante ao seu formato, dando origem ao termo espanhol, ‘aguacate’.

O abacate apresenta uma grande quantidade de fósforo, ideal para o desenvolvimento ósseo e dentário, e também é prescrito na erradicação da exaustão mental. Possui abundante vitamina E, sais minerais e glutationa, um potente antioxidante. Ele é indicado para casos de fraqueza e desnutrição, bem como na erradicação de dores e  prisão de ventre. A fruta ajuda os rins, na eliminação de disenterias e enfermidades envolvendo os órgãos reprodutores femininos, quando se adiciona ao leite o caroço triturado e queimado. O chá, elaborado com as folhas do abacateiro ajuda a digestão e regulariza o ciclo menstrual, é usada contra infecções na garganta, rouquidão e tosse. Além do mais, o abacate restabelece a saúde da boca fortalecendo as gengivas e os dentes e combate enjôos quando o paciente masca suas folhas frescas. Suas propriedades lhe permitem melhorar as condições arteriais, diminuir o mau colesterol e expandir os vasos sanguíneos, bem como impedir a veiculação de trinta agentes produtores do câncer.

Aqui na Fazenda Santo Antonio da Água limpa usamos de saladas criativas, nas nossas famosas guacomoles, em sorvetes, deliciosas sobremesas, entre outros pratos. O pico da produção e de Abril a Junho, mas com um dos voluntários aprendemos a conserva-los para poder desfrutar desta delicia durante todo o ano!!

Os porcos, os cachorros e até os gatos também adoram esta fruta, e devido a grande fartura podemos compartilhar com todos, além de vender nas cestas e fazer perfumados sabonetes!!!

Aqui vai a receita especial de Guacamole:

  • 20 Tomates Cereja cortados em 4
  • 4 Cebolinhas com o bulbo
  • 1 Jalapeno
  • 1 Copo de amendoim torrado picado levemente ( pode ser subistituido por bacon ou torresmo picado)
  • 2 Colheres de sopa de suco de limão
  • 2 Colheres de sopa de coentro (pode ser substituido por salcinha ou mangericao)
  • 2 Abacates cortados em cubos
  • Sal a gosto

Aqueca a churrasqueira ou uma frigideira grande, coloque a cebolinha até ela ficar macia e marrom escura em todos os lados, retirar do fogo e corte em rodelinhas. Coloque o jalapeno no fogo e deixe queimar levemente sua pele em todos os lados, tirar do fogo e deixar esfriar um pouco na tabua de cortar, retirar a pele queimada (se voce nao gosta muito apimentado retire as sementes tambem) e corte em cubos pequenininhos. Coloque em uma grande vasilia os tomates, a cebolinha, jalapeno, suco de limão, abacates,uma pitada de sal e misture bem e esperimente para ver se precisa de mais sal ou limão, coloque no prato de servir e no topo coloque o amendoim e o coentro.

Gostamos de servir com torradas, mandioca frita, bananas verdes fritas, palitos de cenoura, erva doce e outras delicias da horta.

Bom Apetite!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fiwq5G4zpFU

junho 2013 002 junho 2013 023

Advertisements