Visita da Open World

OWFLogo080801SM

Tivemos o prazer de receber nosso amigo Christer Söderberg e Stephen Hinton para uma deliciosa semana na fazenda Santo Antonio da Água Limpa. Eles estiveram aqui concluindo o estudo para a negociação e implantação da Open World Villages nas Fazendas Reunidas da Água Limpa e para divulgação e inicio do trabalho de sequetro de carbono atravéz do BioChar.

IMG_7314

BioChar ou Bio Carvão  ou carvão de fonte biologica ” é um material sólido obtido através da carbonização de biomassa. Biocarvão pode ser adicionado ao solo com a intenção de melhorar as funções do solo e reduzir as emissões de gases da biomassa que em outro caso naturalmente degradariam e virariam gases de efeito estufa. Biocarvão também tem um valor apreciável de captura de carbono. Estas propriedades são mensuráveis e verificáveis em um esquema de caracterização, ou em um protocolo de compensação de emissões de carbono.” – “International Biochar Initiative”

O desenvolvimento desta tecnologia surgiu através de estudos da terra preta dos indios da amazonia, que nas suas praticas agricolas produziam e incorporavam o BioChar no solo proporcionando magnificas moradias para os microrganismo (numa colher de cha desta terra preta conseguimos encontrar milhões de microorganismos, que de meia em meia hora criam uma nova geração). Esta explosão de vida proporciona a fertilidade do solo, permitindo ricas colheitas  juntamente com o sequestro de carbono.

Quando o BioChar é incorporado ao solo se torna inerte por milhares e milhares de anos, criando moradia para os microrganismos, consequentemente aumentando a fertilidade do solo e  também sequestrando carbono.

Biochar café

mais informações no site da Open World Community: http://www.openworldcafe.com/

Advertisements